Beneficios de ficar de ponta cabeça

Mais ou menos em 2010 ou 2011 peguei a tal dengue. Fiquei com o corpo todo dolorido, e numa moleza enorme. e com gripe. Todos em casa pegaram tambem, em epocas px. Entao mim lembrei de ter lido sobre as vantagens de ficar de ponta cabeça ( Plantar bananeiras ) pois reforça o sistema imunológico Eu fazia como esta esta foto ilustrativa, porem bem px. a parede e apoiava a cabeça num travesseiro ou um cobertor dobrado. , e com os pes encostado na parede. . porem lentamente os removia para ficar mais ereto ainda. É difícil, manter este equilíbrio, porem ja no primeiro dia onde fiz isto umas duas vez ao dia, senti melhora. no 2 dia melhorei mais ainda, ja no 3 dia praticamente nao sentia mais nada. Quanto voltava a posiçao normal o nariz escorria, porem era diferente, diferente deste escorrimento de nariz quando gripamos . Meu record foi 11 minutos.

Hoje pesquizando sobre o assunto vi que nao precisa ficar tanto tempo assim e existe contra indicaçoes. e beneficios Vejam:
Retorno sanguíneo e Oxigenação cerebral

Nessas posturas usamos a força da gravidade a nosso favor no sentido de, por um lado, favorecer o retorno sanguíneo dos membros inferiores prevenindo e revertendo o surgimento de varizes e hemorroidas. Por outro lado, o cérebro é irrigado com mais sangue oxigenado favorecendo o bom funcionamento das capacidades cognitivas: concentração, memória, raciocínio e processamento de informações.

Irrigação dos órgãos dos sentidos

Essa dose extra de sangue oxigenado beneficia também todos os órgãos dos sentidos localizados na região da cabeça incluindo a pele do rosto devido a um melhor aporte de nutrientes para as células que formam os tecidos dos órgão dessa região.

Reforço imunológico

As inversões fortalecem o sistema imunológico visto que melhora o fluxo do sistema linfático que desempenha um papel fundamental nesse sistema de defesa do organismo.

Contra-indicações gerais

Algumas posturas de inversão não são para todos, se você apresenta alguma das condições abaixo, é importante que receba uma orientação específica: em relação ao tipo de postura que pode realizar e ao período de permanência recomendado.

• Hipertensão
  • Cardiopatias
  • Hérnia de hiato
  • Glaucoma
  • Deslocamento de retina
  • Mulheres em período menstrual ou em período de gestação

Efeitos negativos

Ainda que útil em certas situações, ficar de cabeça para baixo pode ser prejudicial se feito de maneira inadequada ou por muito tempo. Pessoas com lesão nos ombros ou no pescoço podem agravar o problema se tentarem fazer isso ou se tentarem fazer uma parada de mão ou uma invertida sobre a cabeça. Ficar em posição invertida leva o sangue mais rapidamente ao cérebro e torna mais lenta a circulação nas pernas e nos pés. Fazer isso por um período prolongado pode levar o sangue a se acumular no cérebro e gerar pressão atrás dos olhos. Em casos extremos, ficar de cabeça para baixo pode causar cegueira, hemorragia cerebral, convulsões e até morte
fontes

Ontem a noite mim lembrei deste exercício principalmente quanto a reforçar o sistema imunológico que ja havia comprovado, conf. descrevi. Portanto estou repassando minha experiencia. Como conheço bem meu corpo, sei dos meus limites, na epoca que fiz pela primeira vez nem sabia que havia contra -indicaçoes, Mas estarei de hoje em diante fazendo estes exercicios, Se alguem nao quiser começar imediatamente. sugiro experimentar caso aconteça de quando pegar o corona virus. Claro coisa que nao desejo a ninguem. É no desespero a gente recorre a muitas coisas, conf. relatei com a dengue.
Carinhoso abraços a todos.

3 Likes